segunda-feira, 2 de abril de 2012

JOSÉ FERREIRA PINTO BASTO, A CASA PIA E A VISTA ALEGRE


Nasceu no Porto a 16/9/1774 e morreu em Lisboa a 23/10/1839.
Dotado duma personalidade empreendedora, aplicou-a com sucesso ao comércio e indústria, mas também teve uma acção importante no ensino e na política.
Foi administrador da Casa Pia entre Novembro de 1836 e Agosto de 1838, num contexto muito desfavorável, após uma Guerra Civil, com um grande afluxo de alunos.
Pediu emprestado para a Casa Pia, gastou do seu bolso, melhorou a alimentação e vestuário dos alunos, restabeleceu a farmácia e construiu enfermarias, e procedeu à reforma pedagógica nos estudos gerais, o equivalente ao actual ensino básico e secundário (primeiras letras, Latim, Grego, Filosofia, Retórica, Matemática, etc.), criou aulas de Música e oficinas, como as de alfaiate, sapateiro, ferreiro, latoeiro, etc.
Colocou nos principais lugares pessoas de confiança, incluindo alguns antigos alunos, regulamentou a gestão do estabelecimento.
Dadas as suas funções na Casa Pia e conhecendo o nível dos seus artistas, recrutou diversos para a sua fábrica da Vista Alegre, dos quais darei notícia posteriormente. Os artistas casapianos tiveram um importante papel em diversas épocas e gerações na Vista Alegre e ajudaram ao prestígio centenar dessa Instituição crucial no panorama cerâmico nacional.
A sua acção como administrador da Casa Pia foi brilhante e criou condições condignas para que a Casa Pia melhor pudesse cumprir a sua missão.
Fontes impressas:
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira vol. 21 Penin  Pisot p.828.
Outras fontes:
http://dubleudansmesnuages.com/?p=3063 artigo do Professor Adérito Tavares A Casa Pia de Lisboa : Breve síntese histórica