Colecção Visitável


CURIOSIDADES...

A Criação do Museu Escolar da Casa Pia de Lisboa como Instrumento de Democratização Cultural e de Salvaguarda da Memória Institucional mostra a importância que o equipamento museológico em causa assumiu, no final do século XIX, no que respeita à formação integral dos alunos que passaram pela Instituição, no que respeita à democratização das artes no seio de uma Instituição essencialmente vocacionada para o acolhimento.
Criado na segunda metade do Século XIX, o Museu Escolar da Casa Pia é o resultado do esforço e empenho pessoal de Francisco Simões Margiochi, o 6º Provedor da Instituição,um homem que afirmava que o ensino das artes deveria assumir um carácter obrigatório, ideia aliás que o levaria a promover e incentivar, de uma forma consistente, a ideia de arte não apenas como um meio mas também como um fim da educação.


Francisco Simões Margiochi afirmava que o ensino das artes deveria assumir um carácter obrigatório para todos os alunos, sendo desejável cada um aproveitar nelas o máximo da sua inclinação especial. O seu pensamento sobre a utilidade e necessidade de todas as artes iria levá-lo a promover e incentivar, de uma forma consistente, a ideia de arte não apenas como um meio mas também como um fim da educação. De uma forma geral, a educação artística cuja tradição remonta na Casa Pia remonta aos tempos da sua fundação, em 1780, ganhava agora um novo fôlego.
Feito o ensino individualmente, o ensino explicado, como se faz o do desenho, em que o professor instrue cada alumno no que tem a fazer, no porque e na razão das cousas, ensina-lhe a aparar o lápis e a utilizar-se de todos os instrumentos próprios para o desenho, assim também o ensino dos ofícios de sapateiro, de carpinteiro, de alfaiate, etc., explicado e exemplificado a cada alumno, deve ser muito mais perfeito, muito mais profícuo e muito mais rápido (Margiochi, 1893[1889-90]: 21).




A portaria nº 173, de 30 de Junho de 1894, revela a intenção de criar um museu e encarrega uma comissão de escolher o local apropriado para o efeito, e dá-nos a conhecer, em simultâneo, algumas das colecções existentes na Instituição:

Existindo na Real Casa Pia de Lisboa, posto que em numero limitadíssimo, alguns produtos naturaes e objectos manufacturados que podem constituir um núcleo de um modesto museu;
Havendo fundadas rasões para suppor que, dentro em pouco começarão a affluir ao estabelecimento donativos de variadas qualidades e procedências, produtos agrícolas e mineralógicos, plantas e animaes mortos, conchas, etc, com tudo o que, devidamente renido e classificado poderá constituir-se um modesto mas interessante museu para instrução e recreio dos alumnos da Real Casa Pia de Lisboa.
(Margiochi,F, 1893, pp.75)

 
 No que respeita à vocação do Museu:
Artigo1º - O Museu escolar é destinado ao ensino pratico dos alumnos por meio de exposição(…)
  No que respeita ao enquadramento orgânico do Museu:
Havendo sido, por portaria nº 173, datada de 30 de Junho de 1894, determinada a creação de um museu de ensino e recreio para os alumnos da Real Casa Pia de Lisboa (…)
Artigo 1º São approvadas e ordenada desde já a execução das instruções regulamentares do museu escolar da Real Casa Pia de Lisboa.
 
No que respeita ao Horário do Museu:
Artigo9º - O museu estará aberto todos os dias úteis, segundo as horas determinadas pela direcção.
 
No que respeita aos Recursos Humanos do Museu:
Artigo 6º - A direcção do museu ficará a cargo do professor de introducção ao qual compete:
Organizar e manter em ordem as colecções;
Dirigir a inscripção dos objectos no catálogo do museu;
Formular os rótulos que devem acompanhar os objectos expostos;
Superintender no serviço do pessoal do museu.
Artigo 7º - Para organisar as collecções do museu e mantel-as em ordem haverá um conservador (alumno) ao qual compete o serviço de todo o movimento do museu e o registo do catalogo geral.
Artigo 10º - Para coadjuvar o conservador do museu haverá um ou dois alumnos, que para esse fim serão requisitados á direcção
Artigo15º - O conservador do museu será de nomeação da direcção, sob proposta do director do museu
Artigo 16º - O servente pertence ao quadro dos serventes do estabelecimento.

No que respeita às funções de estudo e investigação:
Artigo 4º - Os productos serão collocados em estantes devidamente numeradas e nos casos possíveis serão acompanhados de series de amostras que elucidem os processos de fabricação, apresentando o objecto nas suas sucessivas phases.

No que respeita às funções de incorporação a portaria nº 173 especifica o seguinte como, aliás, já referimos anteriormente:
Existindo na Real Casa Pia de Lisboa, posto que em numero limitadíssimo, alguns produtos naturaes e objectos manufacturados que podem constituir um núcleo de um modesto museu;
Havendo fundadas rasões para suppor que, dentro em pouco começarão a affluir ao estabelecimento donativos de variadas qualidades e procedências, produtos agrícolas e mineralógicos, plantas e animaes mortos, conchas, etc, com tudo o que, devidamente reunido e classificado poderá constituir-se um modesto mas interessante museu para instrução e recreio dos alumnos da Real Casa Pia de Lisboa.

No que respeita às funções de inventário e documentação:
Artigo 3º - os produtos expostos serão acompanhados por um rotulo que indique: o seu nome; o nome do expositor ou do offerente; o nome da família, espécie ou variedade a que pertence; o local de produção ou extracção; a sua composição; a sua utilização;

Artigo 5º - a classificação especificada dos objectos expostos será feita por um catalogo;
 
No que respeita às funções de Conservação:
(…) Requisitar á direcção tudo quanto julgar necessário para a marcha geral do museu e para o bom acondicionamento dos productos expostos; 
No que respeita às funções de Segurança:
Artigo 7º - Para organisar as collecções do museu e mantel-as em ordem haverá um conservador (alumno) ao qual compete o serviço de todo o movimento do museu e o registo do catalogo geral.

Artigo 8º - (…) a vigilância dos alumnos que frequentarem qualquer aula dada no museu;

No que respeita às funções de Interpretação e exposição:
O museu escolar servirá de exposição permanente de calligraphias, desenhos e de todos os trabalhos executados pelos alumnos nas officinas do estabelecimento.

No que respeita às funções de educação:
Artigo 11º - No museu funcionará a aula de Introdução á história natural, bem como qualquer outra que for determinada pela Administração.

Artigo13º - Como annexo da aula de Introdução á história natural funcionará no museu um laboratório de physica e chimica. Este laboratório servirá também para as demonstrações que seja necessário fazer da escola elementar de Agricultura pratica da Real Casa Pia de Lisboa.

  As colecções
a) Cartas corographicas, hidrographicas, orographicas, geológicas, climatológicas, agrologicas, agricoloas e florestaes do nosso paiz e dos principaes paizes estrangeiros;
b) exemplares de historia natural
c)Colecções de modelos de machinas, apparelhos, instrumentos e outros objectos de interesse commum;
d)Colecções de produtos agrícolas das nossas regiões agronómicas e das nossas províncias ultramarinas;
e)Colecções de produtos industriaes, especialmente dos manufacturados no nosso paiz;
f)Colecções de estampas representativas de animaes de differentes espécies, com especificação das suas qualidades utilitarias;
g)Colecções de mineraes e das rochas mais vulgares;
h)Todo o objecto, produto, estampa, etc que seja offerecido ao museu.
 Artigo 2º -O museu escolar servirá de exposição permanente de calligraphias, desenhos e de todos os trabalhos executados pelos alumnos nas officinas do estabelecimento.
 


A Colecção Visitável


Curso de Sargentos da Infantaria
Concebido numa perspectiva cronológica e temática e distribuído por 3 pisos, o percurso museológico contempla a História da Casa Pia desde a sua fundação; em 1780, até à actualidade.
Sustentada nas novas tecnologias e alicerçada numa forte componente educativa, a missão da colecção visitável prolonga-se no seu serviço educativo através da realização de oficinas pedagógicas, visitas orientadas e organização de exposições temporárias.


 
O Acervo
Perspectiva da Sala dos Reis

O acervo da colecção visitável é, na sua maioria, proveniente dos diversos Colégios da Casa Pia de Lisboa, de diversos lares de internato, da antiga Provedoria, da Biblioteca –Central, Museu e Arquivo, do Casa Pia Atlético Clube/ Ateneu Casapiano e, também, fruto de doações e aquisições.
A colecção visitável integra a exposição permanente, organizada de forma cronológica e dedicada à história da Casa Pia de Lisboa, desde a sua fundação (1780) até à actualidade. O acervo da colecção visitável é composto por peças de natureza tipológica diversificada: Galeria Régia,Arte Sacra, Pintura, Gravura, Escultura, Estatuária, Medalhística, Instrumentos científicos e traje. Estas estão organizadas nas seguintes colecções:
- Colecção de Artes Plásticas
- Colecção de instrumentos científicos
- Colecção de etnográficas
- Colecção de texteis
- Colecções documentais


 
A Exposição Permanente


Numa tentativa de retratar os 230 anos de existência da Casa Pia de Lisboa procurou-se, em 2008, reformular a exposição permanente através de um novo percurso expositivo concebido numa perspectiva cronológica e temática cujo percurso é distribuído pelos 3 pisos (Piso o, 1, e 2) correspondentes à ala esquerda do edifício e que tem como núcleos principais:
§  A Casa Pia no Antigo Regime (1780-1833)
§  A Casa Pia no Liberalismo Monárquico (1834-1910)
§  A Casa Pia na I República (1910-1926)
§  A Casa Pia no Estado Novo (1933-1974)
§  A Casa Pia no Portugal Democrático (a partir de 1974)

Paralelamente, o percurso expositivo integra alguns núcleos temáticos igualmente representativos da História da Instituição:
§  A Sala dos Reis
§  A intervenção com surdos e surdocegos
§  Os Jornais na Casa Pia
§  O Ensino Artístico na Casa Pia

Exposições Temporárias




A orientação temática das exposições temporárias realizadas está associada à História e cultura da Casa Pia de Lisboa, nomeadamente, no que respeita ao ensino artístico e artistas que passaram pela Instituição enquanto alunos bem como temáticas associadas à missão institucional e respectiva área da actuação: crianças e jovens.
Realça-se o facto de, paralelamente à zona de exposições temporárias, o CCC dispor de um espaço pedagógico onde se realizam exposições da responsabilidade de alunos e docentes da Casa Pia de Lisboa.

Actividades:
Visitas Orientadas
O Centro Cultural Casapiano organiza visitas orientadas gerais e temáticas bem como diversas actividades que permitem a integração na história e nas vivências da Casa Pia de Lisboa.



 
Pré escolar  | 1º ciclo:

A torto e  a direito conhece os teus direitos:
Sabias que existe uma Convenção que foi feita a pensar nos teus direitos? Sabias que a Casa Pia trabalha há muitos, muitos anos a pensar em ti e nos teus direitos?
Vem descobri-los através duma viagem no tempo no museu do Centro Cultural Casapiano.
Nº de participantes: 25 a 30
Duração: 90 minutos

Reis a Rimar, Rimas de Falar:
Sabias que os Reis e Rainhas da História de Portugal foram um dia crianças como tu? Sabias que também eles tinham diferentes personalidades? Uns eram mais tímidos, outros mais extrovertidos e brincalhões...
Vem descobrir com que Rei ou Rainha tens mais semelhanças!
Nº de participantes: 25 a 30
Duração: 90 minutos

 O abc do CCC:
Cada letra um desafio! Cada desafio uma obra de arte e cada obra é um passo para conheceres melhor a História da Casa Pia de Lisboa. 
Nº de participantes: 25 a 30
Duração: 90 minutos



  e 3º ciclo:
Pelos caminhos de Belém, Pina Manique mostra o que tem:
Sabias que a Casa Pia de Lisboa faz parte integrante da História de Belém? Sabias que durante muitos e muitos anos estivemos instalados no Mosteiro dos Jerónimos? Gostavas de saber como era Belém no século XIX? Junta-te a nós nesta aventura!
Nº de participantes: 15 a 20
Duração: 120 minutos

Expirar, Inspirar!!
Gostas de desporto? Sabias que nem sempre “Educação Física” foi sinónimo de exercício físico? Sabias que o primeiro ginásio de Portugal foi criado na Casa Pia? Sabias que a Casa Pia está na origem da criação de alguns dos mais famosos clubes de futebol? E que tal uma aula de ginástica no Museu?
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 120 minutos

De olhos vendados percorremos o museu
E se, por um dia apenas, não conseguisses ver ou ouvir? E se o azul fosse sempre preto e os sons sempre silêncio? Vamos conhecer o dia-a-dia de quem não vê ou não ouve e aceitarmos a diferença.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 90 minutos

A Dança do tempo no espelho da sociedade
De que forma o contexto social, político e cultural influencia a tua escola e a tua vida? De que forma a vida lá fora determinou a História da Casa Pia, desde a sua fundação até aos dias de hoje? Junta-te a nós e percorre o teu País através de uma viagem à História da Casa Pia de Lisboa.

Visitar a Casa Pia através da fotografia
Será que uma imagem vale mais do que mil palavras? Será que consegues reconstruir várias estórias através da fotografia? Será que através de uma única imagem consegues conhecer melhor a Casa Pia de Lisboa?
Nº de participantes: máx. 20
Duração: 90 minutos

Aprendizes e aprendizagens
Barbeiro ou relojoeiro? Electricista, artista plástico ou Técnico de Desporto? Mecânico ou pasteleiro? Há um mundo de profissões à tua espera e há uma História por trás de todas elas que vale a pena conhecer.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 60 minutos
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Secundário e Profissional:
Lisboa, cidade das mais desvairadas gentes
Lisboa, cidade multicultural, era na segunda metade do Séc. XVIII uma das cidades mais perigosa da Europa, resultado do Terramoto de 1755.
De que forma a Casa Pia de Lisboa, e, em particular, o seu fundador conseguiram enfrentar os obstáculos e inverter o rumo de vida de muitas das suas gentes é o convite que te fazemos ao longo desta visita.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 60 minutos

Testemunhos
O que é ser Casapiano? De que forma a instituição mudou o rumo de vida daqueles que por aqui passaram? Que hábitos, que formação, que símbolos, que vivências marcaram e continuam a marcar uma Instituição com mais de dois séculos de existência? Estas e outras questões serão levantadas numa conversa despretensiosa com alguns casapianos.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 60 minutos

Da Academia do Nú ao Legado de Mário Cesariny
A Casa Pia de Lisboa tem uma tradição de mais de dois séculos no ensino artístico. Através da educação pela arte, a Instituição tem acompanhado e assistido ao percurso de vários artistas casapianos.  Conhecer esse capital de experiência é o desafio que te lançamos.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 60 minutos
Aprendizes e aprendizagens
Barbeiro ou relojoeiro? Electricista, artista plástico ou Técnico de Desporto? Mecânico ou pasteleiro? Uma viagem ao longo da História do ensino profissional na CPL.
Nº de participantes: 20 a 25
Duração: 60 minutos



Adultos:
Pina Manique, um Homem entre duas épocas
Diogo Inácio de Pina Manique, Intendente Geral da Polícia e figura controversa da segunda metade do Séc. XVIII.
Convidamo-lo(a) a conhecer melhor a figura do fundador de Casa Pia de Lisboa, Instituição bicentenária. Que ideias? Que políticas? Que pressupostos sociais, de educação e da formação? Que peso teve a criação da casa Pia na sociedade da segunda metade do séc. XVIII?
Nº de participantes: Max. 20
Duração: 90 minutos

Casa Pia de Lisboa : Do Mosteiro dos Jerónimos aos terrenos anexos
Em 1834, D. Pedro IV decreta a passagem da Casa Pia de Lisboa do Convento do Desterro para o Mosteiro de Santa Maria de Belém e terrenos anexos. Que mudanças se verificaram com a passagem da instituição para o Mosteiro dos Jerónimos? Que condicionalismos? Que reformas? É este o objectivo duma visita em torno da vida da Casa Pia, desde os princípios do Séc. XIX até á década de 40 do século XX, altura em que a Instituição passa definitivamente para os terrenos anexos.
Nº de participantes: Max. 20
Duração: 90 minutos

Casa Pia de Lisboa – Um Retrato social
O acolhimento foi, desde sempre, uma das áreas de intervenção da Casa Pia de Lisboa. Pretende-se com esta visita compreender as principais reformas nesta área e até que ponto as mesmas têm contribuído ao longo da História para o Superior interesse da criança.
Nº de participantes: Max. 20
Duração: 90 minutos

Casa Pia de Lisboa – o pioneirismo pedagógico
A Casa Pia de Lisboa, Instituição bicentenária, tem sido pioneira em diversas áreas desde a educação à formação passando, igualmente, pela intervenção social. Perceber a forma como esse pioneirismo pedagógico se materializou, desde a sua fundação até à actualidade, é o convite que aqui deixamos.
Nº de participantes: Max. 20
Duração: 90 minutos
Outras actividades

Semana Comemorativa do Dia Internacional dos Museus
18 de Maio