Serviço Educativo


O Centro Cultural Casapiano desenvolve, através do seu Serviço Educativo, programas de mediação cultural e actividades pedagógicas que contribuam para o acesso ao património cultural e o conhecimento da Casa Pia de Lisboa, IP.
O Serviço Educativo procura desenvolver estratégias pedagógicas assertivas no que se refere à abordagem do património e na relação escola-museu.


QUINTA DA TRANSFORMAÇÃO PROMOVE OS CONCEITOS DE RECOLHER, REUTILIZAR E RECLICLAR

O Serviço Educativo do Centro Cultural Casapiano iniciou no passado dia 15 de Novembro o projecto intitulado “PERCURSO DA TRANSFORMAÇÃO: Eu Recolho, Eu Reutilizo, Eu Reciclo…” no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (2012). Trata-se de um projecto que pretende estimular o imaginário das crianças e dos jovens, bem como o seu interesse pela “descoberta” (o percurso interactivo está elaborado para incentivar a curiosidade, a reflexão e a acção). O espaço foi concebido a partir de objectos e materiais usados, de diversas origens, convidando os “eco-exploradores” a identificar e reflectir sobre a temática, de modo criativo. Os ateliês a desenvolver, com a participação activa das crianças e dos jovens, assentam no conceito de “reutilizar/transformar” os resíduos, redescobrindo e reinventando novos objectos, conferindo-lhes uma “nova vida”. Pretende-se ainda contribuir para motivar o interesse dos mais jovens para as questões ambientais, em sentido amplo.

PRÓXIMOS WORKSHOPS
Dezembro - Workshops de Natal
Janeiro - Workshops de Construção de Fantoches (a partir de um conto)
Fevereiro - Workshops de Máscaras de Carnaval
Março - Workshops de Instrumentos Musicais
Abril - Workshops de Energia
Maio - Workshops de Mobiliário /Equipamento
Junho - Workshops de Construção de Brinquedos/ Jogos Tradicionais
Julho - Workshops livres de Produção Artística


Horários
10H00 às 12H30

Marcações
Os grupos, num número de 25 crianças, poderão marcar a sessão até uma semana antes.
Cada criança deverá trazer um resíduo reciclável
Responsáveis: Sandra Afonso e Paulo Ramos
 E:  centro.cultural@casapia.pt  T. 21 361 08 30
M: Rua dos Jerónimos, nº. 7-A, 1400-210 Lisboa - Belém