Arquivo Fotográfico e de Imagem

O Arquivo Fotográfico e de Imagem funciona como uma componente vital do Arquivo Histórico, onde se concentram as colecções de fotografias, mapas, plantas, desenhos de antigos alunos, entre outros materiais, que, possibilitando uma visão privilegiada da Instituição desde meados do século XIX até à década de 60 do século XX, dão um contributo único para o conhecimento e evolução da Casa Pia nos seus aspectos sociais, educacionais e arquitectónicos.
Compete a este Arquivo, preservar e conservar estes espólios assim como disponibilizá-los para consulta interna e externa.
Este Arquivo funciona igualmente como uma ferramenta de apoio e divulgação a eventos e exposições que necessitem de recorrer às imagens físicas do passado da instituição, que constitui o já referido esforço na divulgação continua deste património reflexo da riquíssima história da Casa Pia de Lisboa.
Regularmente o Arquivo Fotográfico divulgará neste blog uma imagem do seu acervo, como forma de divulgação numa rúbrica intitulada A Casa Pia em 100 imagens.






A Construção do primeiro ginásio


Data: 1834,  Construção na Casa Pia do primeiro Ginásio que há conhecimento em Portugal. O arquivo fotográfico da Casa pia de Lisboa, possui no seu espólio uma das plantas relativas ao primeiro ginásio destinado à prática desportiva construído 1834 nos seus terrenos.O Dr. José Pontes, In ”Quási um Século de Desporto-Apontamentos para a História da Educação Física em Portugal” editado em 1934 diz-nos:
A transformação mais salutar do ensino operou-a, em primeiro impulso a Casa Pia de Lisboa. Tinha sido também a benemérita Instituição aquela que, em 1834 procurava o ensino da ginástica com mestre competente. Chegou a visitar Lisboa um discípulo do famoso Amoros. Foi chamado por D. Pedro IV, a fim de estabelecer uma Escola Normal de Gimnástica, mas o plano apresentado por este professor era tão vasto que só para o espaço requerido para a sua execução era pequena toda a grande cerca do mosteiro de Belém. As despesas do projecto obrigavam ao seu abandono... Teimou a Casa Pia na ideia. O Conselheiro A.M. Couceiro fundou, num quadrado de terreno da Cerca, o Primeiro Gimnásio em Portugal. Possuía os aparelhos necessários para a arte acrobática de então, que exigia destreza e desembaraço muscular.
O primeiro professor de ginástica, foi o Sr. Darras,....Dava aulas gratuitamente. Era apaixonado pela sua arte, sugestivo, enérgico e trabalhador. Em pouco tempo formou excelentes discípulos. Estes quando o Sr. Darras saiu de Portugal, não deixaram morrer o Gimnásio.”