O Centro

A criação do Centro Cultural Casapiano


O Centro Cultural Casapiano foi criado com o intuito de reunir, estudar e divulgar o património artístico e histórico da Casa Pia de Lisboa, antes disperso por diversos colégios e serviços da Instituição. A criação deste equipamento visou, em primeiro lugar, proporcionar um espaço de fruição cultural aos colaboradores bem como às crianças e jovens da Instituição, e, por outro lado, projectar a nível externo a cultura e identidade casapiana dando a conhecer os mais de dois séculos de existência da Casa Pia de Lisboa e o seu pioneirismo em diferentes áreas de intervenção.

Documento Fundador
Apesar da existência de um documento de apresentação produzido em 2000, considera-se como documento fundador o Decreto-Lei nº 50/2001, Diário da República nº 37 de 13 de Fevereiro, que aprova a Lei Orgânica da Casa Pia de Lisboa (Capítulo II – Da Organização, na secção IV), artigo 24º: Centro Cultural Casapiano – Competências


O Edifício
Localização e Envolvente
  
O Centro Cultural Casapiano está situado num bairro consolidado de Lisboa, na Freguesia de Santa Maria de Belém estando inserido num conjunto histórico-simbólico onde os aspectos da preservação do ambiente e envolvente construído têm sido considerados preponderantes.
No que respeita à envolvente sociocultural, esta entidade museológica enquadra-se num dos maiores complexos turísticos e de lazer da cidade de Lisboa junto à zona ribeirinha do Rio Tejo e situa-se por trás do Mosteiro dos Jerónimos, classificado como Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO, com uma frente de aproximadamente 70 metros para a Rua dos Jerónimos. A grande concentração de monumentos e equipamentos culturais em Belém e a ligação história existente entre a Casa Pia de Lisboa e o Mosteiro dos Jerónimos contribui para o facto de a localização do Centro Cultural Casapiano ser, por si só, uma mais valia.
O Projecto Arquitectónico

Construído por volta de 1900, o edifício faz parte do complexo edificado do Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, também pertença da Casa Pia de Lisboa, fazendo ligação com o mesmo.

Em 1985 surge um primeiro estudo de remodelação da Casa Pia de Lisboa e de revitalização das instalações da então designada Secção de Pina Manique que contempla o edifício em questão e que o projecta como um centro cultural que reúna as actividades socioculturais do universo casapiano.
O projecto arquitectónico é da responsabilidade do Arquitecto Rui Cardim datando o projecto inicial de construção de  1992.
O programa funcional proposto foi totalmente diferente da anterior utilização atribuída a um espaço definido por longas galerias, com dois pisos, iluminados por fenestrações verticais. A intervenção privilegiou o exterior construído de forma a que fosse mantido o passado histórico e a componente ambiental caracterizada por clareza construtiva, e a introdução de uma nova edificação no seu interior adaptada às necessidades e exigência dos utentes.
A construção do actual edifício durou vários anos e, em 2000, o edifício  viria a ser oficialmente inaugurado.


Antigas camaratas (colégio 1 e 2) e actual edifício do CCC


Fachada exterior do CCC

Os espaços
O edifício, de cinco pisos, três acima da cota de soleira, um em semi-cave e outro em cave, possui uma configuração oblonga, fazendo-se a distribuição dos espaços, em cada piso, a partir de um átrio central. Desenvolve-se segundo uma lógica de três blocos: um central, de acessos e átrios, mais dinâmico, um de colecção visitável, que se encontra sempre à esquerda do central e onde está patente ao público a exposição permanente, uma zona central onde se encontra a área de exposição temporária e outro à direita, onde se repete a Biblioteca e Arquivo Histórico bem como zonas administrativas.
Estão claramente definidas zonas abertas e zonas em galeria que se relacionam com as diferentes funções e actividades do programa arquitectónico através de acessos horizontais e acessos verticais por dois ascensores que complementam a comunicação (escadas e galerias) entre os diferentes pisos e espaços. Deste modo, estão definidos espaços de circulação pública, espaços de circulação restrita e espaços comuns que definem a dinâmica interna do Centro Cultural Casapiano.

Construído na zona da antiga cerca da Casa Pia de Lisboa, corresponde à ala nascente do edifício das antigas camaratas (Colégios 1 e 2 e capela do referido Centro de Educação e Desenvolvimento).  A construção era formada por quatro camaratas paralelas encerrando entre si dois pátios interiores. Perpendicularmente a estas, existe um grande refeitório com cozinha anexa. Trata-se de um esquema de organização adaptado funcionalmente a um sistema de internato.

Linhas programáticas

Enquanto elemento aglutinador da cultura casapiana, o Centro Cultural tem como grande área disciplinar a História da Casa Pia de Lisboa nas suas vertentes de ensino artístico, acolhimento, educação, formação e intervenção nas áreas da surdez e surdocegueira. Paralelamente, procura representar as vivências institucionais e a identidade casapiana através da sua tradição e manifestações artísticas, musicais e desportivas. Tendo presente o potencial do seu acervo, espólio bibliográfico, fundos documentais e de imagem, o Centro Cultural Casapiano procura retratar a História, e, simultaneamente, fomentar e promover a cultura institucional.

 

Vocação
O Centro Cultural Casapiano faz parte da estrutura orgânica da Casa Pia de Lisboa, I.P, contribuindo para a missão de integrar crianças e jovens, designadamente as desprovidas de meio familiar adequado, através da promoção e motivação para a aprendizagem mediante a exploração das áreas da cultura e do conhecimento.
O Centro Cultural Casapiano constitui o repositório da memória e da História da Casa Pia de Lisboa, onde se materializa a importância de associar a inovação à tradição. É o espelho da Casa Pia de Lisboa e um complemento inequívoco do processo de educação e formação das crianças e jovens, promovendo o conhecimento e salvaguarda da memória e identidade casapiana através do património, símbolos e manifestações socioculturais e artísticas

Objectivos
§  Assumir um papel dinâmico no âmbito da preservação e divulgação da memória  e cultura casapiana.
§  Contribuir para a inclusão social através do desenvolvimento de actividades didáctico-culturais.
§  Contribuir para o desenvolvimento e concretização da Missão Institucional
§  Contribuir para o reforço da identidade Institucional.
§  Promover o Centro Cultural Casapiano enquanto espaço de conhecimento, de comunicação e de lazer.
§  Promover o inventário, o estudo, a salvaguarda e divulgação do património cultural da Casa Pia de Lisboa.
§  Assegurar a organização de eventos e actividades de temáticas associadas à história e cultura casapiana.
§  Desenvolver actividades e projectos que reforcem a memória colectiva
§  Dar resposta às necessidades de formação e fruição cultural dos diferentes Centros de Educação e Desenvolvimento da Casa Pia de Lisboa.
§  Desenvolver um programa de actividades que contribua para a ampliação, fidelização e formação de públicos heterogéneos.
§  Incentivar a participação da comunidade interna (alunos, professores, agentes educativos e colaboradores) na valorização do património histórico-cultural da Instituição.
§  Promover o fortalecimento das relações entre a Instituição museológica e diferentes elementos da comunidade local.
§   Desenvolver actividades e projectos que reforcem a memória colectiva
§  Criar redes de parceria activas e contínuas com outras instituições de natureza diversa.
§  Potenciar esta entidade enquanto recurso turístico integrado numa zona privilegiada de Lisboa.

Missão
Salvaguardar a memória e identidade casapiana através da investigação, conservação, documentação, interpretação, valorização, apresentação e difusão de um acervo representativo da História da Casa Pia de Lisboa desde a sua fundação, em 1780, até à actualidade, bem como estimular o seu conhecimento e fruição através de actividades didáctico-culturais

O Acervo
O acervo do Centro Cultural Casapiano é resultado dos mais de dois séculos de História da Casa Pia de Lisboa nas áreas da educação, formação e acolhimento assim como longa tradição institucional e pioneirismo pedagógico nas áreas do ensino artístico, música, desporto e intervenção com pessoas surdas e surdocegas.
Sendo o reflexo da cultura Institucional, o acervo do Centro Cultural Casapiano é constituído por património cultural móvel que inclui a Colecção Visitável, bem como o espólio bibliográfico existente na Biblioteca César da Silva, o espólio documental que integra o arquivo histórico assim como o arquivo de imagem e de som do Centro Cultural Casapiano.
Para além do acervo material, o Centro Cultural Casapiano dinamiza um importante património imaterial ao contribuir para a preservação da memória e cultura casapiana. Através do seu acervo imaterial, o Centro Cultural Casapiano procura salvaguardar e divulgar os símbolos, manifestações e tradições da Instituição assim como reforçar o sentimento de pertença e cultura identitária no seio da comunidade casapiana.