Biblioteca César da Silva




Inserida no Centro Cultural Casapiano, a Biblioteca César da Silva  pretende proporcionar um importante contributo para a dinamização cultural da Casa Pia de Lisboa. É um espaço adequado às exigências contemporâneas e à promoção do conhecimento e da leitura. A Biblioteca César da Silva está aberta a qualquer utilizador, interno ou externo à Instituição e o acesso aos seus serviços é livre. Neste espaço documental encontram-se 3 áreas:

1) Área multifuncional (Piso 0)
- De tipologia correspondente a uma biblioteca pública, esta área é de livre circulação, com acesso directo a todo o espólio. Contém documentação generalista, em vários suportes.

2) Centro de Documentação Casapiana (Piso 1)
- Serviço especializado que integra todo o fundo directamente relacionado com a Casa Pia de Lisboa.
- Acesso direccionado a todos os investigadores que efectuem trabalhos e estudos referentes à Instituição.

3) Área de investigação (Piso 2)
- Esta área contém a documentação mais antiga e valiosa do espólio da Biblioteca-Museu, pelo que o acesso e a circulação são condicionados.





Serviços Prestados
  • Informações gerais: funcionamento da biblioteca e do plano de actividades;
  • Emissão do cartão de utilizador
  • Consulta local
  • Apoio e orientação bibliográfica
  • Empréstimo domiciliário.Todos os utilizadores podem requisitar livros para a sala leitura, devolvendo-os no final ou para casa, tendo quinze dias para os consultar/ler. Após esse período, devem devolvê-los ou requisitá-los novamente.
  • Consulta de dossiers temáticos
  • Leitura informal
Neste espaço podes ler livros de banda desenhada, revistas, jornais, e outras publicações…
  • Impressão de trabalhos dos utilizadores
  • Serviço de fotocópias da documentação existente na Biblioteca
  • Espaço Multimédia. Este espaço é composto por 4 computadores com ligação à internet, disponíveis para pesquisa, produção e impressão de trabalhos escolares. No balcão do atendimento há uma listagem com os filmes disponíveis em DVD’s. Para poderes usufruir destes recursos, deves solicitar apoio junto do funcionário aí presente.
A sala de leitura também se destina à realização de outras actividades:
  • aulas de pesquisa e realização de trabalhos de grupo com acompanhamento de professores;
  • visionamento de filmes e outras actividades no âmbito da actividade lectiva;
  • actividades de promoção da leitura: hora do conto; contadores de histórias, encontros/ colóquios…

“Ler é sonhar pela mão de outrem”
Fernando Pessoa, Livro do Desassossego

Na tentativa de fomentar bons hábitos de leitura, procurando criar esse gosto nos nossos utilizadores, pensámos criar uma rubrica mensal designada Sugestão de Leitura.
Assim, pegando numa das obras do nosso espólio iremos procurar promove-la, ao apresentarmos um breve resumo e levar a que os nossos leitores a requisitem e se encontrem com um texto que os faça sonhar envolvendo-os emotivamente no imaginário das estórias.

Sugestão de leitura para o mês de Outubro:
 
O velho que lia romances de amor de Luís Sepúlveda
(Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 9º ano)




Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.

Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses "gringos" e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.



Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luis Sepúlveda num "clássico" da literatura latino-americana.
In: http://www. wook.pt/ficha/o-velho-que-lia-romances-de-amor/a/id/219857

Horário
Segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00