segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comemoração do 108º aniversário do Sport Lisboa e Benfica


A propósito da comemoração do 108º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, o blog do CCC aproveita a ocasião para relembrar o caracter pioneiro da Casa Pia de Lisboa na implantação do futebol  em Portugal, e na fundação dos chamados “grandes de Lisboa”, entre os quais o Benfica, mas não só como se pode ler no excerto transcrito, retirado do site do Casa Pia Atlético Clube.
O Arquivo do CCC tem uma vasta colecção de fotografias e memorabilia relacionada com o desporto-rei, das quais se mostram algumas imagens.
“Após a brilhante vitória da equipa escolar da Casa Pia frente aos até então embatíveis Mestres Ingleses do Carcavelos Clube, em 22 de Janeiro de 1898 (dia de S.Vicente) naquela que seria a primeira vitória de uma equipa portuguesa sobre uma equipa estrangeira, o futebol não mais deixou de ser uma paixão para os “Gansos”.
Os atletas desta equipa estão na fundação em Belém do Sport Lisboa (1904), cuja primeira Sede foi na Farmácia Franco, propriedade do casapiano Pedro Augusto Franco, que foi Conde do Restelo e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e mais tarde como primeiros atletas do Sporting Clube de Portugal. Lembremos por exemplo que Daniel Queiroz dos Santos, sucedendo a José de Alvalade foi o 4º. Presidente eleito do Sporting Clube de Portugal (1916 a 1918), e o Arquitecto António do Couto, Vice-Presidente do Casa Pia nas Direcções presididas por Cosme Damião de 1936 e 1938, e primeiro capitão do Sport Lisboa foi durante muitos anos o Sócio nº. 1 do Sporting. Para o Sporting acompanhando Couto e Queiroz dos Santos saíram também os casapianos António das Neves Vital, Emílio de Carvalho e o Escultor Francisco dos Santos, o primeiro português a jogar em Itália. Alinhou na Lázio em 1907, onde foi capitão de equipa. Para a primeira formação do Sporting transitaria também o “ganso” António das Neves Vital que alinhava no Futebol Clube Cruz Negra.
Em Belém tentando colmatar a ‘dissidência’ para o Sporting, Cosme Damião juntamente com o Dr. Januário Barreto, que foi o primeiro Presidente eleito do Sport Lisboa e da Liga Portuguesa de Futebol, constituem e são os grandes obreiros do Sport Lisboa e Benfica em 1908. Realce-se o papel importantíssimo que tiveram neste prestigioso Clube, quer como atletas quer como dirigentes os Casapianos; Carlos Homem de Figueiredo e José Domingos Fernandes que fizeram parte conjuntamente com Cosme Damião da Selecção da Associação de Futebol de Lisboa (…)”