segunda-feira, 2 de abril de 2012

"A Cidade" de Nadir Afonso em exposição no CCC



Inaugurou no passado dia 15 de Fevereiro, no Centro Cultural Casapiano, a exposição intitulada “A Cidade” dedicada à obra gráfica de Nadir Afonso.
Pioneiro da Arte cinética no nosso país e um dos expoentes máximos do modernismo no séc. XX, Nadir Afonso é um nome incontornável da História da Arte Portuguesa. Autor de uma obra ímpar, Nadir aperfeiçoou durante uma vida um traço elegante e uma síntese compositiva que são, hoje, a sua imagem de marca.
Esta exposição pretende mostrar as diferentes abordagens estilísticas ao tema Cidade de forma a perceber-se a aturada pesquisa envolvida no processo criativo do pintor.
A inauguração contou com a presença de Nadir Afonso, a sua mulher e Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, a Presidente da Casa Pia de Lisboa, Dr.ª Cristina Fangueiro, o Director do Centro Cultural Casapiano, Dr. João Louro entre outros.
Nadir falou da sua obra e das suas preocupações com uma jovialidade e entusiamo contagiante. O rigor geométrico, a precisão e a afirmação da Arte enquanto espaço de liberdade individual são e sempre foram constantes da sua vida.