terça-feira, 29 de maio de 2012


COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

A Casa Pia de Lisboa comemorou, no passado dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus com uma homenagem aos fundadores do jornal A Bola, antigos alunos da instituição, e com apresentação do projeto de ideias de reabilitação de um dos primeiros ginásios de Portugal.
Da prática desportiva ao Jornalismo – A Herança Casapiana, passando pelo Vírus Criativo: Projeto de Reabilitação do Ginásio Histórico, a Casa Pia desenvolveu um conjunto de atividades que deram forma a uma magnífica visita.
A iniciativa iniciou-se com uma visita ao museu, conduzida pelos educandos encarnando a corte de D. Maria I e contou com a intervenção de José Manuel Delgado, subdiretor do Jornal A Bola Seguiu-se a intervenção do arquiteto Pedro Rodrigues da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito da inauguração da exposição dos projetos de ideias. Os 11 projetos de ideias dos alunos de mestrado apresentados sugerem uma forte diversidade de intervenções, tendo por base conceitos bastante criativos, e agora em exposição no Centro Cultural Casapiano.
Depois de um agradável lanche convívio no pátio do Centro Cultural, os convidados, conduzidos pelos sons das gaitas de foles e percussão, dirigiram-se para as ruinas do Ginásio, no CED Pina Manique, palco de uma atuação da oficina dos malucos, bem como de uma demonstração de esgrima e fitness.
O evento terminou no pavilhão Januário Barreto com uma demonstração dos ginastas de ginástica acrobática do Ginásio Clube Português e de ginastas de ginástica de trampolins do Lisboa Ginásio Clube acompanhado pela Banda Juvenil da Casa Pia.